A Força das Mídias Sociais

Desperte para o potencial online dos seus negócios

Meio digital √© o local de maior troca de informa√ß√Ķes, pesquisa, compras e vendas do mundo A internet √© em si um mundo de possibilidades, chances e muitas oportunidades. O meio digital n√£o poderia caber melhor em outro per√≠odo da hist√≥ria se n√£o o de agora, esse de consumo, venda, compra, e ritmo muito acelerado.

As Redes Sociais s√£o um grande meio de conex√£o e tamb√©m de persuas√£o e alcance, e √© por isso que o meio digital √© hoje a principal fonte de dissemina√ß√£o de informa√ß√Ķes, e propaganda para marcas, sejam elas grandes ou pequenas.

Realidade absoluta Segundo pesquisa do Comit√™ Gestor da Internet no Brasil em conjunto com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informa√ß√£o e o N√ļcleo de Informa√ß√£o e Coordena√ß√£o do Ponto BR divulgada em 2017, mais da metade dos brasileiros usa a Internet como principal meio de obter informa√ß√Ķes e realizar compras. O percentual divulgado √© de 58% da popula√ß√£o nacional online, e representa um mercado bastante potencial para empresas de diferentes ramos.

Numa escala global, pesquisa realizada pelo pr√≥prio Facebook em 2015 afirmou que 48% da popula√ß√£o mundial tem acesso √† internet, isso significa, no per√≠odo citado, 3,2 bilh√Ķes de pessoas conectadas.

√Č muito dif√≠cil pensar numa empresa ou marca fora das Redes Sociais que ainda possua potencial competitivo com concorrentes online. Ao mesmo tempo em que a maioria das pessoas, principalmente das √ļltimas gera√ß√Ķes, se tornaram dependentes e quase que absolutamente vinculados √†s Redes Sociais, as marcas n√£o puderam e n√£o podem abandonar os seus consumidores.

Essa realidade de uso das Redes Sociais para conex√Ķes, sejam elas sociais ou comerciais, √© quase que absoluta. Hoje em dia o meio digital √© o local de maior troca de informa√ß√Ķes, pesquisa, compras e vendas do mundo, √© o maior e mais complexo mercado de toda a hist√≥ria.

O poder dos dados

Mas porque a Internet tem tanto poder? Muitos fatores a tornaram algo excepcional na hist√≥ria da comunica√ß√£o e do mercado. As Redes Sociais e todas as plataformas digitais diminu√≠ram dist√Ęncias em todos os sentidos.

Conex√Ķes e contatos antes inimagin√°veis tornaram-se poss√≠veis em segundos. Dist√Ęncias essas que podem ser f√≠sicas ‚Äď podemos ver e conversar com algu√©m do outro lado do mundo agora mesmo ‚Äď ou log√≠sticas e estruturais ‚Äď podemos nos comunicar com as marcas, questionar, consumir e visualizar conte√ļdos que antes eram menos acess√≠veis.

Essa aproxima√ß√£o de esferas tem, entretanto, um custo. As plataformas digitais, a fim de tornar essa aproxima√ß√£o cada vez mais detalhada e ‚Äúperfeita‚ÄĚ, busca conhecer profundamente os seus usu√°rios, e isso acontece por meio do uso de dados, o chamado big data.

Ao entrar em um website ou cadastrar-se numa conta de e-mail, o fornecimento de dados √© o primeiro passo para personalizar a navega√ß√£o dos internautas. A partir de ent√£o os seus interesses de busca, comportamento online e conex√Ķes ser√£o rastreados e computados. √Č nesse ponto em que a presen√ßa digital das empresas se torna essencial dentro dessa nova realidade.

O porquê de estar online

Para as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, a presença nas redes sociais é essencial não só para a captação de clientes e aproximação por meio desses dados coletados, chamados big data nos termos de tecnologia da informação.

Al√©m de conhecer melhor o seu p√ļblico e poder direcionar as suas campanhas e produtos, as redes sociais s√£o hoje o maior outdoor para qualquer marca. A visibilidade √© a maior caracter√≠stica da internet. O acesso a informa√ß√Ķes tomou outras propor√ß√Ķes com o advento das redes, e ter sua marca ou empresa na internet √© estar dentro de uma vitrine imensur√°vel.

Direcionamento

A empresa que utiliza de forma correta as ferramentas digitais √© capaz de entender de forma detalhada o seu consumidor e reformular o seu planejamento de marketing com a proposta de atender melhor o seu p√ļblico, e de acompanhar as tend√™ncias do mercado.

Al√©m disso, √© principalmente nas Redes Sociais que surge a chamada agenda setting, ou seja, √© no ambiente online que s√£o determinados os assuntos do momento, s√£o organizados movimentos, reuni√Ķes e discuss√Ķes que definem temas de interesse p√ļblico. Esse movimento √© r√°pido e di√°rio, portanto, de fora das redes, fica quase imposs√≠vel acompanh√°-lo.

Como dito, o ritmo da internet √© extremamente acelerado em todas as esferas. Tend√™ncias, problemas, questionamentos e novas conex√Ķes surgem a cada mil√©simo de segundo em todo o mundo. O quanto mais perto disso uma marca ou empresa estiver, mais apta estar√° a n√£o ‚Äúficar para tr√°s‚ÄĚ.

Esclarecimentos e reputação

Apesar de parecer um mundo maravilhoso para as empresas, a internet apresenta tamb√©m muitos problemas e riscos. O ritmo acelerado faz com que muitas informa√ß√Ķes circulem sem quaisquer verifica√ß√Ķes, e que mitos, ou as chamadas fake news, por exemplo, tornem a internet completamente imprevis√≠vel. Al√©m disso, o anonimato permitido pelo fato de estar atr√°s das telas de tablets, celulares e computadores faz com que prote√ß√Ķes e seguran√ßas proporcionadas pelo contato pessoal sejam deixadas para tr√°s.

O acesso √† informa√ß√£o que o boom da Internet gerou trouxe tamb√©m a exposi√ß√£o, n√£o s√≥ dos usu√°rios, mas de todos os nomes de empresas e marcas presentes nas redes digitais. Diante disso, as empresas precisam constantemente lidar com essa nova realidade de abertura de informa√ß√Ķes e questionamentos.

O consumidor n√£o precisa mais buscar um SAC ou FAC por telefone para fazer uma reclama√ß√£o ou solicita√ß√£o. As avalia√ß√Ķes de seus produtos e servi√ßos s√£o realizadas quase que imediatamente pelos consumidores. Fatores positivos, elogios e indica√ß√Ķes s√£o exaltados no mesmo n√≠vel e potencial que as cr√≠ticas e ataques tamb√©m podem ser.

Estar nas redes sociais significa dar maior atenção para a reputação de sua empresa, e é essencial ter uma equipe preparada para atender a demanda de interação com os consumidores, responder e se posicionar diante dos acontecimentos online.

Interação

A intera√ß√£o e aproxima√ß√£o, apesar de seus riscos, √© o grande pote de ouro das redes. Explorar esse contato com os pr√≥prios clientes ou p√ļblico alvo √© um m√©todo eficaz para impulsionar a sua marca no mundo online. Intera√ß√£o aqui significa abrir os seus canais de comunica√ß√£o para escutar os seus consumidores, dar espa√ßo para opini√Ķes e questionamentos e mostrar-se disposto a receb√™-los bem. Significa tamb√©m trazer para cada vez mais perto os clientes de sua empresa por meio do lan√ßamento de campanhas, hashtags, vota√ß√Ķes, enquetes e outros recursos que geram interesse e engajamento.

Adequa√ß√£o de conte√ļdo

As plataformas e recursos digitais s√£o in√ļmeros e √© essencial compreende-los bem para fazer o melhor uso deles. Facebook, Instagram e Youtube s√£o as principais redes, cada uma delas com uma proposta particular e um p√ļblico especifico, com um tempo de navega√ß√£o especifico e interesses peculiares.

√Č bastante dif√≠cil atingir todo o p√ļblico de todas as plataformas, por isso a segmenta√ß√£o e a escolha fazem parte do processo de desenvolvimento de uma estrat√©gia de marketing digital.

O Facebook √© uma plataforma que tem pretens√£o primeiramente social. As pessoas est√£o ali para se conectar e trocar informa√ß√Ķes, entretanto, o espa√ßo de publicidade e an√ļncios √© uma das mais potenciais entre as plataformas. Aqueles pequenos an√ļncios que aprecem ao lado do feed de not√≠cias e aqueles que aparecem como conte√ļdo espec√≠fico da plataforma ‚Äď p√°ginas de divulga√ß√£o – s√£o exemplos claros de como divulgar a sua marca online.

Devido ao ritmo acelerado de todo o conte√ļdo exposto ali, assim como no Instagram e no Youtube, o conte√ļdo exibido deve ser curto e objetivo, caso contr√°rio o internauta ir√° logo abandonar o seu v√≠deo, texto ou campanha publicados.

V√≠deos curtos e bem produzidos chamam a aten√ß√£o no Facebook. A possibilidade de programar posts nessa plataforma permite um planejamento digital em longo prazo a fim de manter a lealdade do seu p√ļblico.

O Instagram, por exemplo, √© uma plataforma mais especifica totalmente visual. Fotos e v√≠deos s√£o o conte√ļdo chave dessa rede e devem ser explorados tamb√©m no ritmo acelerado de um feed de not√≠cias.

Essa rede social apresenta tamb√©m um novo panorama para divulga√ß√£o de empresas. Os chamados influenciadores digitais s√£o usu√°rios do Instagram que se tornam figuras p√ļblicas por conta de seu perfil na rede e alguma atividade ali realizada.

Vale para a empresa buscar perfis como estes, com muitos seguidores para us√°-la como meio de divulga√ß√£o. Esse procedimento acontece, muitas vezes, por meio de trocas. A empresa fornece um produto ou servi√ßo para o usu√°rio famoso no Instagram e trabalha com a permuta de divulga√ß√£o. O Youtube √© voltado exclusivamente para v√≠deos, por isso permite conte√ļdo mais longo nesse formato, a cria√ß√£o de playlist e conte√ļdos mais longos funcionam bem na rede.

Al√©m disso, caso a empresa n√£o queira investir em conte√ļdo pr√≥prio, pode explorar os an√ļncios que antecedem v√≠deos assistidos na plataforma. Esses an√ļncios s√£o pagos e s√£o um bom investimento devido √† amplitude de visualiza√ß√£o deste meio digital.

Fazendo escolhas

Conhecer a proposta de cada plataforma e juntar essas informa√ß√Ķes com os dados do seu p√ļblico permitem adaptar a sua estrat√©gia digital da melhor forma poss√≠vel.

A empresa deve realizar uma an√°lise t√©cnica dos melhores formatos em rela√ß√£o ao conte√ļdo que pretende divulgar. Deve tamb√©m pensar em possibilidades de inovar nessas redes. Em todas elas, o uso de hashtags, campanhas interativas ‚Äď como j√° citado, lan√ßamento de produtos online s√£o caminhos para o sucesso nas redes sociais.

As redes sociais ‚Äúreciclam‚ÄĚ muito rapidamente os materiais ali postados, por isso o investimento em conte√ļdos exclusivos para a internet merece aten√ß√£o, afinal, os seu formato e desenvolvimento n√£o s√£o como aquele realizado para quaisquer outros meios de comunica√ß√£o. Cada vez mais as transforma√ß√Ķes acontecem de forma mais r√°pida. Manter-se atualizado e disposto a acompanhar o ritmo de consumo desse meio √© essencial para obter sucesso diante dessas ferramentas. Rodrigo Caminitti √© Formado em Marketing pela Metodista e com MBA de Gest√£o Estrat√©gica de servi√ßos pela FGV. Diretor de Planejamento e Fundador da Ag√™ncia WebSnap, especializada em Marketing Digital. Lidera projetos de empresas do ABC como Giuliana Flores, Grupo Betel, Giba Escapamentos e Pizzaria Vero Verde.

2019 Amélia Rodrigues. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues - CNPJ 67.178.178/0001-06