X

História

A Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues há 37 anos vem transformando a realidade de crianças e adolescentes das comunidades Sacadura Cabral, Palmares e Tamarutaca, em Santo André-SP, que passaram por suas dependências. Sua história  começa muito antes de sua fundação.

Tendo por base a filosofia Espírita, que tem como um dos princípios fundamentais a prática da caridade moral e material, os dirigentes do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes de Santo André criaram, em 1979, o Departamento de Assistência Social, em suas instalações, na Rua Bela Vista 125 – Santo André –SP.  Na época, foi iniciado o atendimento a gestantes, o auxílio alimento, o encaminhamento a serviços públicos, a doação de medicamentos, as consultas médicas, os cursos de educação de base,  a recreação dirigida, as visitas domiciliares e a evangelização infanto-juvenil.

Em 23 de abril de 1982, por meio da Lei Municipal 5.911, o C.E Dr. Bezerra de Menezes recebeu uma área de 1.996 metros quadrados, localizada na rua Tamarutaca, esquina com a rua Silveiras, na  Vila Guiomar, em regime de comodato por 30 anos, com o compromisso de construir uma creche comunitária no local.

Em 1984, no período em que aprovávamos a planta e a edificação do primeiro bloco da creche,  iniciamos a atividade de doação diária de sopa para aproximadamente 400 pessoas, em sua maioria crianças. Essa atividade permaneceu até novembro de 1986, quando inauguramos a primeira etapa da creche. A essa altura já tínhamos  um quadro sólido de voluntários, que até hoje caracteriza grande parte do trabalho da entidade, realizado com dinamismo e conscientização para a construção da Creche.

A Creche/Berçário Amélia Rodrigues inicia suas atividades em 10 de novembro de 1986, como departamento do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, para atender a crianças de 03 meses a 06 anos e 11 meses.

A meta inicial era atender a 100 crianças, que seriam admitidas gradativamente, a fim de que a qualidade do trabalho não fosse prejudicada pela quantidade.

Por força de Lei, em 06 de março de 1992, fomos obrigados a desmembrar a Creche do Centro Espírita,  por ser um instituto religioso, passando a constituir-se entidade independente, com personalidade jurídica, com o nome de Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, sem qualquer caráter religioso.

Nesse ínterim, algumas crianças completaram 07 anos, idade limite de creche na época. Para não desligá-las da entidade, criamos um programa especial para atender crianças de 07 a 10 anos, no período oposto à escola regular.

Alguns anos se passaram e mais uma vez defrontamo-nos com o mesmo problema, ou seja, dispensar as crianças que completavam o limite de atendimento do Projeto.

Numa avaliação constante, buscando sempre a qualidade, sentimos a necessidade de dar continuidade a um atendimento mais específico ao adolescentes que estivessem cursando da quinta à oitava série.

Em 2000, em parceria com a Fundação Abrinq, iniciamos o CETIP (Centro de Treinamento e Iniciação Profissional), com o objetivo de preparar o adolescente para o mercado de trabalho. Os adolescentes atendidos cursavam o ensino médio e os que estavam na faixa etária de 16 a 17 anos eram encaminhados às empresas para estágios, com nosso acompanhamento.

Em 2015,  foi criando o projeto de dança com adolescentes que foram crianças da Instituição (não quiseram ser desligados) que até hoje frequentam as aulas, duas vezes na semana, participam de apresentações em eventos externos da Instituição.

No ano de 2018, ampliamos a Educação Infantil, no atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos (conforme legislação vigente). De 154 passamos a atender 195 crianças e continuamos crescendo nos anos seguintes:

  • 215 crianças em 2019
  • 227 crianças em 2020
  • 230 crianças em 2022 
  • 230 crianças em 2023
  • 240 crianças em 2024

Portanto, o objetivo da Instituição consiste em proporcionar o desenvolvimento integral da criança e oferecer condições de trabalho às mães, visando melhoria na renda familiar. Esse objetivo é incentivado pela busca constante de aperfeiçoamento no apoio às famílias.

 ATUALIDADE

No momento, temos os seguintes projetos:
Educação Infantil:  período integral, cinco dias por semana e comporta 240 crianças de 03 meses a 03 anos e 11 meses;
Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos: meio período, cinco dias por semana e comporta 64 crianças de 05 a 10 anos e 11 meses;
Grupo de Adolescentes: que funciona 2 vezes por semana e comporta 15 pré-adolescentes de 11 a 18 anos incompletos;
Projeto Gestante: duas turmas por ano, destinado a atender as gestantes da comunidade e das famílias por nós atendidas;

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06