X

Nossa Gente – As Superpoderosas da Higienização

Impossível entrar na Amélia Rodrigues sem notar a limpeza e a organização de todos os espaços por onde transitam, diariamente, centenas de crianças, além de colaboradores, voluntários e doadores.

Para manter cada ambiente “um brinco” entram em cena as meninas “superpoderosas” da limpeza, um time composto por sete profissionais, que são responsáveis pela higienização de toda a creche. Lideradas por Arizete Sales, colaboradora com mais de 20 anos de casa, estão: Maria do Carmo Silva, Maria Natalícia Venâncio (Nati), Patrícia Silva, Gisele Silva, Isabel Carvalho, Conceição Santos e Givanilda Alves (Dida).

Juntas, essa equipe do bem cuida da higienização de mais de dez salas de aula, incluindo berçários, dez banheiros, três refeitórios, administração, salão de eventos, pátio, quadra poliesportiva, sala de jogos e brinquedoteca, dois parquinhos, recepção, sala de costura, sala de vídeo, sala de informática, além do consultório médico e odontológico.

“Dividimos em duas equipes: uma turma chega às 7h30 e sai às 16h30 e outra entra às 8h30 vai até às 17h30. Com isso, garantimos a limpeza antes, durante e depois das crianças irem embora”, conta Arizete. Segundo a encarregada, há espaços como banheiros e refeitórios, que são limpos várias vezes ao dia. Quando uma turma sai da sala em que estava brincando, a equipe já entra para fazer a higienização, seguindo os protocolos de segurança da Covid-19.

Mais que família

Arizete conta que se emociona ao ser encarregada das meninas. “Esse grupo é mais do que uma família. Nos rimos e choramos juntas, uma ajuda a outra”, comentou.  “Procuro sempre valorizar a importância do nosso papel. O primeiro grupo que entra, em qualquer empresa, é o da limpeza. Sem isso, nenhum outro trabalho pode ser feito como deveria”, observou.

A encarregada relata ainda que, apesar ser um serviço que exige muito esforço físico, as meninas são pessoas leves, pois trabalham com alegria e entusiasmo. “Não deixamos criar inimizade. Se ficamos chateadas, procuramos compreender e sabemos que no outro dia vai passar. E com isso nos mantemos de pé. Na limpeza, renovamos nossas energias”, finaliza.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 25/11/2022

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06