×

Por que o inverno é a melhor estação para cuidar da pele?

O inverno chegou e, com ele, as temperaturas mais baixas e os dias mais nublados, clima ideal para investir na saúde da pele. O menor índice de radiação solar torna esta época perfeita para realizar tratamentos que renovam, clareiam e rejuvenescem a pele, especialmente a do rosto. 

Segundo a médica dermatologista, especialista em estética, Dra. Mariana Scribel, procedimentos estéticos como lasers, peelings e tecnologias que estimulam o colágeno têm resultados mais eficazes e seguros quando feitos longe da exposição frequente ao sol.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), grande parte dos tratamentos estéticos exige cuidados rigorosos com a proteção solar, o que pode ser um desafio em outras épocas do ano, quando ficamos mais expostos. 

“No inverno, temos uma redução natural da radiação UV, o que diminui o risco de manchas e outros efeitos colaterais. Além disso, o clima mais fresco ajuda na recuperação da pele, favorecendo a cicatrização e potencializando os resultados”, explica a dermatologista.

Além de mais seguros, os procedimentos realizados nos meses frios ajudam a preparar a pele para a chegada do verão, trazendo um aspecto mais uniforme, renovado e saudável. 

Os tratamentos mais indicados no inverno

Com a evolução da dermatologia moderna, os tratamentos faciais disponíveis no mercado trazem benefícios personalizados para cada objetivo, desde o clareamento de manchas até o efeito lifting. Conheça os procedimentos mais recomendados pelos especialistas para esta estação.

Peelings

Os peelings químicos são tratamentos intensos que demandam proteção rigorosa contra o sol, algo facilitado pela menor incidência de radiação UV na estação mais fria. Os peelings promovem a renovação das camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno e tratando uma série de problemas, como manchas, linhas finas, poros dilatados e até cicatrizes de acne. 

Entre os mais indicados estão o peeling de ácido retinóico, o peeling de ácido salicílico, escolhidos conforme o tipo de pele e a necessidade de cada paciente. 

Laser ZYE

Entre os mais procurados, o Laser ZYE é indicado para tratar manchas, rugas finas e melhorar o tônus facial. Além de estimular a produção de colágeno, ele promove uma renovação poderosa da textura da pele. Por ser versátil e se adaptar a diferentes tipos de pele, é amplamente recomendado para quem busca resultados seguros e eficazes.

Laser Handpico

Considerado um avanço no tratamento de manchas resistentes, o Laser Handpico é ideal para quem deseja clarear o melasma ou renovar a superfície da pele com rapidez. Ele atua em picossegundos, sendo menos invasivo e acelerando a recuperação.

Laser Fotona

Esse procedimento combina duas tecnologias em um só tratamento, atuando contra rugas, flacidez e cicatrizes de acne. O Fotona é conhecido por oferecer um efeito lifting visível e resultados progressivos ao longo das sessões, sem a necessidade de afastamento prolongado das atividades diárias.

CoolFase

Para quem busca tonificação e firmeza, o CoolFase traz a combinação de crioterapia (frio controlado) com radiofrequência, promovendo um efeito tensor imediato e seguro. Esse tratamento é uma excelente opção para quem deseja um lifting não invasivo.

Por que o inverno é tão favorável para a pele?

Além da menor exposição ao sol, o período mais frio do ano garante que a pele esteja menos exposta a fatores que comprometem a recuperação, como suor excessivo ou tempo prolongado ao ar livre. Esses aspectos tornam o inverno uma excelente oportunidade para tratar problemas como manchas, linhas finas, flacidez e alterações de textura.

“A principal vantagem de realizar esses tratamentos no inverno é a segurança adicional proporcionada pela menor exposição aos raios UV. Isso permite uma recuperação mais tranquila, com menos chances de complicações, como manchas indesejadas no pós-procedimento”, esclarece a Dra. Mariana, CEO da Clínica Scribel.

Ela lembra ainda que, mesmo no inverno, os cuidados com filtro solar devem ser mantidos de forma rigorosa, uma vez que a radiação UV está presente mesmo em dias nublados.

Cuidados e recomendações 

Os cuidados após os procedimentos fazem toda a diferença nos resultados. O uso diário de filtro solar, a hidratação contínua da pele e evitar manipular ou coçar as áreas tratadas estão entre as recomendações principais, garante a especialista.

Além disso, é fundamental realizar uma consulta com um dermatologista especializado, que avaliará as necessidades específicas de cada paciente e indicará o tratamento mais adequado para o tipo de pele.

Cuidado com o banho quente

Outra dica importante é evitar banhos muito quentes, que, apesar de serem tentadores no frio, contribuem para o ressecamento da pele. Apostar em hidratantes especiais, recomendados por um profissional, ajuda a preservar a barreira cutânea e maximizar os benefícios dos procedimentos realizados.

Quem pode se beneficiar dos tratamentos de inverno?

Os tratamentos mencionados, como os Peelings Químicos, os Laser ZYE, Handpico, Fotona e o CoolFase, são altamente indicados para pessoas que desejam melhorar a textura da pele, suavizar manchas ou rejuvenescer o rosto. Contudo, eles também são indicados para quem busca prevenir os sinais de envelhecimento e preparar a pele para exposição futura, como na época de verão.

Dra. Mariana reforça que esses procedimentos são seguros, desde que realizados em clínicas especializadas e com profissionais capacitados. “O mais importante é a conversa com um especialista que compreenda as expectativas do paciente e elabore um protocolo personalizado para garantir não apenas os melhores resultados, mas também a segurança.”

Fonte:  Dra. Mariana Scribel

Comportamento

Confira aspectos importantes para que os candidatos se destaquem na hora da entrevista

De acordo com pesquisa, somente no segundo semestre de 2024, o Brasil teve um aumento de 67% nas tentativas de ataques cibernéticos

De recomendações sob medida à prevenção de fraudes, veja como a IA está mudando a experiência do cliente