Procrastinação é um comportamento humano persistente e que pode se agravar ao longo do tempo, levando a resultados negativos. De acordo com Fawez Tarbine, CEO e founder da AUDA, o corpo humano foi programado biologicamente para poupar esforço e economizar energia, cabendo aos seres humanos se desenvolverem individualmente, buscando formas de evoluir, utilizando estratégias para sair da zona de conforto.
Após treinar mais de 15 mil pessoas, Tarbine explica que a procrastinação está ligada a adiar ou postergar tarefas e decisões, geralmente de forma habitual. “Procrastinação é um comportamento que envolve transferir ações importantes ou urgentes para um momento futuro. É importante que os líderes observem o seu time como um todo, a empresa e formas de gerir este hábito”, diz.
Segundo estudo publicado em 2023, na edição de março da revista Developmental Psychology, a tendência à procrastinação começa na infância e piora conforme a idade. “Em outras palavras, é quando alguém escolhe fazer algo menos relevante e mais fácil, mesmo sabendo que há tarefas mais críticas e urgentes a serem realizadas”, diz Tarbine.
Principais características:
Falta de clareza: quem toma as decisões da corporação, normalmente não é quem manuseia as tarefas. “Os líderes precisam ser claros em todo o processo, olhando para o todo e amplificando sua visão. “O que fazer?” “Como fazer?” “Por que fazer?” “Quais tarefas precisam para chegar aos objetivos e às metas?” e “Para onde estamos indo?” São perguntas importantes que precisam ser respondidas para que toda a equipe entenda quais os planos, evitando dúvidas ou procrastinação”, diz.
Medo do fracasso: outra característica da procrastinação é o medo do desconhecido, da cobrança, de não conseguir e ser prejudicado. “Quando a cultura da empresa é punir os colaboradores pela falha ou pequeno erro, ela se torna um meio de fracasso. É necessário entender qual o princípio do medo. Cabe ao RH buscar estratégias que trabalhem esse sentimento no profissional”.
Perfeccionismo: a frase “só faço se for bem-feito, se não nem faço” substituída por “melhor feito do que o perfeito”, se torna um bom meio de conquistar resultados. “É melhor iniciar um pequeno grande passo do que desejar 32 passos e não seguir nenhum”.
Falta de motivação e propósito de vida: as pessoas precisam de pequenas doses diárias de motivação visto que todos somos movidos por desafios. Cabe aos líderes gerar esse sentimento nos colaboradores todos os dias.
Indecisão: quando se tem diversas opções, a tendência é procrastinar mais. “Um exemplo é quando estamos em um restaurante e pegamos o cardápio: demoramos para escolher algo que é simples por ter informação demais”.
Confira as dicas do especialista
- Olhar individualmente os colaboradores e educá-los sobre a procrastinação, descobrindo quais são os hábitos, fatores psicológicos e emocionais, crenças limitantes que estão levando o profissional a essa atitude e ensinar como identificar sinais.
- Sugerir maneiras de criar um ambiente de trabalho que minimize as tentações, indicando a criação de um ambiente adequado.
- Forneça metodologias, cursos e ferramentas de produtividade, ensinando técnicas e metodologias simples e fáceis de seguir.
- Traga clareza da missão, visão e valores inegociáveis para empresa, isso gera maestria e motivação.
- Investir em programas de bem-estar, ajudando os colaboradores a gerenciarem o estresse e a saúde mental.
- Promover cultura organizacional, valorizando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Treinamento com foco em programas de desenvolvimento contínuo para manter as habilidades dos colaboradores atualizadas com as últimas tendências e tecnologias.
- Implementação de caminhos de aprendizado personalizados para apoiar o crescimento individual dos colaboradores.
Fonte: Employer Recursos Humanos
Legenda: Converse com o colaborador e ajude a superar esta fase