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Melhore sua comunicação no LinkedIn

Conforme se avança cada vez mais a era da tecnologia e informação, talvez seja hora de se dedicar a sua imagem pessoal na internet, principalmente para quem está à procura de emprego ou recolocação no mercado.

“Hoje, diversos recrutadores e profissionais de RH passam tempo selecionando perfis do LinkedIn, ou fazem questão de conferir sua página nessa plataforma depois de receber um currículo, por isso é necessário se adaptar aos novos tempos para estar aberto à novas oportunidades”, explica Fabiana Teixeira, especialista em comunicação empresarial e branding.

Fabiana separa cinco dicas para quem não está familiarizado com a plataforma, e quer melhorar a sua presença no mundo do marketing pessoal:

  1. Preencha todos os campos que a plataforma disponibiliza

Pode ser uma tarefa um pouco maçante de se fazer, especialmente porque o LinkedIn tem muitos campos a serem preenchidos quando você cria seu perfil. Porém, lembre-se de que eles estão ali para trabalhar a seu favor, e quanto mais informações você completar, mais atrativo você se torna como profissional.

Então, não se apresse e separe um tempo para que você possa se descrever da melhor forma e preencher todas as informações necessárias, com calma, descrevendo seus atributos, pois mais à frente vai valer a pena.

  1. A estética do seu perfil importa

Querendo ou não, aparências são importantes, não em um sentido do que é belo, mais de como você se apresenta. Estar na plataforma sem uma foto de perfil, por exemplo, já causa estranhamento e não passa confiabilidade. Não precisa ser nada muito elaborado, basta escolher uma foto com uma roupa profissional, que pegue a área de seus ombros para cima.

Sobre a foto de capa, que vai atrás da sua foto de perfil, vale procurar algo que te represente, seja uma frase motivacional, algo que fale sobre sua área de atuação, ou até um hobby.

  1. Separe um tempo para se conectar 

Especialmente para quem está empregado, pode ser que você não tenha tempo de passar grande período online no LinkedIn. Mas, tente reservar de 20 a 30 minutos por dia para interagir com outras pessoas na plataforma.

Seja curtindo posts de amigos, pedindo para se conectar ou seguindo alguém, isto demonstra participação e leva você a se tornar cada vez mais visto por pessoas de sua área.

  1. Compartilhe material interessante

Não necessariamente precisam ser seus pensamentos, mas compartilhar um estudo que considere interessante, uma matéria ou notícia, até mesmo uma imagem que ache significativa, revela um pouco de quem você é. Alguém pode compartilhar sua postagem, e assim você alcança mais pessoas.

Claro, procure temas que são pertinentes ao desenvolvimento profissional, e tente não adentrar muito a sua vida pessoal, pois não é o objetivo da plataforma. 

  1. Tente manter sua personalidade

Na intenção de agradar a todos, pode ser que passemos entonação mecânica e robótica no texto digitado, ou até tentando copiar a maioria e caindo num efeito manada de hashtags e expressões.

Mas, é através de nossa personalidade que nos comunicamos com o outro, que encontramos identificação e formamos conexão genuína com outros seres humanos. Não tenha medo de compartilhar suas opiniões ou seu senso de humor no âmbito profissional, desde que seja feito com educação e classe.

Você perceberá que quanto mais se comunica, mais fácil esse hábito se torna. Como sempre digo aos meus mentorados, comunicação é prática e isto também se aplica ao digital.

Por Fabiana Teixeira, jornalista formada pela PUC-SP.

Crédito: stock.adobe.com

Legenda: Separe um tempo por dia para interagir na plataforma

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