×

Pratique gratidão no ambiente de trabalho

A Disney pode ser uma grande empresa de mídia hoje, mas você sabia que ela começou fazendo filmes nos fundos de uma imobiliária?

O Google também começou pequeno. Alguns de seus anos de formação foram gastos na construção da empresa em uma pequena garagem. Os cofundadores, Larry Page e Sergey Brin, disseram que nunca poderiam imaginar o sucesso que a empresa faria.

O cofundador da Nike, Phil Knight, começou vendendo tênis no porta-malas de seu carro, ainda assim, admite que não havia nada mais que preferisse estar fazendo naquela época.

Os primeiros dias dessas que são agora grandes empresas foram significativos e importantes. Porém, é fácil falar agora, após essas empresas obterem grande sucesso.

É preciso encarar: pode até ser simples avaliar as circunstâncias em retrospecto, mas pode ser difícil avaliar onde você está em sua carreira neste exato momento.

Por que é tão difícil ser grato pelo “hoje e agora”? 

Você pode gostar da ideia de que a gratidão é natural. Você se imagina caminhando pela vida sentindo o perfume das flores e o sol em sua pele, como uma espécie de personagem da Disney com olhos bondosos. Mas, e na realidade? A gratidão é um desafio para a maioria das pessoas. Aqui estão alguns motivos. 

  1. “Xô” negatividade

Quer você se considere uma pessoa otimista ou não, a tendência geral é a negatividade. É o chamado viés do negativo, em que damos mais importância às experiências ruins do que às positivas. 

Até mesmo as palavras que utilizamos para descrever encontros negativos são mais ricas e variadas do que as empregadas para descrever encontros agradáveis. Tanto que descrevemos um dia ruim no trabalho como “desastroso, humilhante e miserável”, enquanto um dia bom é apenas “bom”.

O que essa observação tem a ver com valorizar o estado atual da sua carreira? Bem, quando seu cérebro está programado para se concentrar em todos os aspectos não tão bons no seu trabalho, fica mais difícil conciliar a gratidão.

  1. Nada de comparação

Você já ouviu o ditado, “a comparação é inimiga da felicidade”? Infelizmente, a comparação social – em que tentamos compreender nosso próprio status nos comparando com outras pessoas – é outro fenômeno psicológico inato. 

Infelizmente, manter a pontuação tornou-se ainda mais fácil à medida que a utilização das redes sociais continua a aumentar. Temos acesso instantâneo aos “destaques” de outras pessoas, o que não faz com que nos sintamos bem. Um estudo realizado com estudantes universitários apurou que aqueles que limitaram a utilização das redes sociais em 30 minutos diários apresentaram sensação de melhora significativa após o período de três semanas do estudo. 

Essa comparação constante influencia não apenas o humor, mas também pode prejudicar o sentimento de gratidão. Afinal, você pode ficar satisfeito com sua lista atual de conquistas profissionais. Mas, e ao constatar que seu ex-colega de quarto da faculdade foi promovido ou conseguiu um contrato de livro? Bem, o diálogo interno negativo entra em ação de repente.

  1. Viver no presente 

Há um motivo para haver tantos conselhos sobre como praticar a atenção plena: viver no presente é muito difícil, porque fomos condicionados a estar sempre de olho no que vem a seguir.

Você já ouviu estas perguntas antes. Onde você se vê daqui a cinco anos? Quais são seus objetivos profissionais em longo prazo? Qual é a sua resolução para o ano novo?

Dê o nome que quiser: cultura da agitação, produtividade tóxica ou qualquer um dos outros jargões existentes hoje. O que quero dizer é que sentimos a necessidade de sermos empreendedores e realizadores sem arrependimento – de trabalhar em prol de algo maior do que temos agora. Esse olhar constante no futuro dificulta a satisfação com o presente.

  1. Gratidão hoje

Não é preciso dizer que a gratidão pode parecer contraintuitiva. Quando se está tão acostumado a medir seu progresso profissional se comparando com outras pessoas, ou a reclamar de questões típicas do dia de trabalho (outra reunião no Zoom?), a gratidão por mais um dia de trabalho não é natural.

Porém, há algumas razões muito convincentes pelas quais você deve se parabenizar pelo que está acontecendo em sua carreira agora. Sim, agora (e não na semana, no mês ou no ano que vem).

  1. Aprendizado constante

Cada experiência pela qual você passa é uma oportunidade de aprendizado, e não apenas das suas habilidades. Cada etapa da sua carreira dá a você informações inestimáveis:

De quais tarefas e responsabilidades você gosta? Quais você detesta? Em que tipo de ambiente de trabalho você é bem-sucedido? Que tipo de liderança ressoa em você? Vale a pena ser grato pelo conhecimento – e você está recebendo uma tonelada disso agora.

  1. Desenvolvimento de habilidades 

Você não está apenas reunindo informações sobre seus valores e preferências, mas também adicionando elementos essenciais ao seu conjunto de habilidades. Cada cargo oferece pequenos e grandes itens que você pode usar para aperfeiçoar seu currículo e aplicar no seu próximo cargo.

Mesmo os trabalhos “tediosos” que considera inúteis ajudam você a aperfeiçoar competências importantes, como valorizar suas necessidades, trabalhar com pessoas difíceis ou se tornar mais resiliente.

Portanto, pare um momento para ter gratidão por mais um dia de trabalho no seu cargo atual, mesmo que não seja bem o você queria. Com certeza, ele está criando as bases para lhe ajudar a chegar lá.

  1. Conexões valiosas

Sua rede é (e vai continuar a ser) um dos seus maiores ativos como profissional e é algo que você deve construir em cada etapa de sua carreira. É importante ter gratidão pela equipe de trabalho, e não apenas por ela. 

Chefes, colegas de trabalho, fornecedores, clientes… e assim por diante. São todas pessoas que estão sendo adicionadas à sua rede de contatos, que podem lhe ajudar com referências, entrevistas informativas, acompanhamento profissional, apresentações, conselhos e muito mais.

Não avalie sua carreira com base somente nas conquistas que você pode colocar no papel. Todos os relacionamentos que está criando são importantes e merecem reconhecimento. 

O agradecimento à equipe de trabalho e a outras conexões é relevante, em especial quando você estiver cogitando em procurar emprego. É uma tarefa que pode ser difícil, por isso, crie laços e conexões com sua rede, onde quer que ela esteja!

  1. O futuro é incerto 

Há mais um motivo para valorizar sua posição atual: ela é tangível. É real. Está acontecendo. 

Não importa o quanto você se planeje ou as previsões que faça, o futuro ainda é incerto. Então, é bem difícil esperar por ele. Afinal, é complicado sentir gratidão por algo que você ainda não tem.

Em vez disso, pratique a atenção plena e se concentre naquilo que pode tocar neste momento. Sua carreira não é perfeita (e, para falar a verdade, nunca vai ser), mas é onde você está hoje, e você trabalhou duro para chegar aqui.

Por Kat Boogaard | blog.trello.com

Legenda: Comemore cada conquista e aprenda com cada situação desafiadora

Comportamento

Personal trainer detalha as práticas que são verdadeiras inimigas da hipertrofia e do shape definido

Quatro sinais de que o profissional de sua empresa precisa de ajuda

Prática traz uma melhora emocional e espiritual