Os bons são amigos são como bênçãos em nossas vidas. Por esta razão, a Amélia Rodrigues, desde o inicio do ano letivo, vem trabalhando no projeto “Sou Feliz por ter Amigos”, que visa educar a criança, desde pequena, a identificar e lidar com as suas emoções e sentimentos e para que ela possa vir a construir relacionamentos saudáveis na adolescência e na vida adulta.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Instituição, Andréa Santos, a proposta tem por finalidade o desenvolvimento da Educação Emocional. “Possuir inteligência emocional favorece as relações com os demais e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem-estar”, observa a coordenadora.
A educadora Karla relata que o medo, a felicidade, a tristeza e o egoísmo, por exemplo, são tratados em contações de histórias, leituras e até podcast (conteúdo e áudio divulgado pela internet), onde as narrativas ganham efeitos sonoros. “Observamos que nossa turminha tem facilidade em reconhecer o que sentem, chegaram até a dizer em qual momento tiveram determinado sentimento”, relatou ao exemplificar que um educando disse ter ficado muito triste quando a avó virou estrelinha (faleceu)”, pontuou.
“Sempre que vamos falar de sentimento precisamos conversar e demonstrar. Montamos, por exemplo, um desenho animado onde a personagem não queria perder e nem dividir o brinquedo. No momento em que perde, fica irritada, nervosa e depois que fica sozinha sem os amigos por perto. Percebe que não é tão legal brincar sozinha e fica triste. Observando sua tristeza, decide reconhecer que errou e se desculpar, assim todos voltam a brincar”, contou.
Para a educadora Amanda, trabalhar os sentimentos na criança é possibilitar sua manifestação, favorecendo uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos, etc.
“Uma das melhores formas de orientarmos a criança em relação aos sentimentos é buscar ter um olhar diferenciado para ela, propondo sempre o diálogo e a boa relação. Com isso, auxiliamos para com que ela enxergue a si mesma, por meio de suas reações e atitudes, instigando se o seu posicionamento está de acordo com eventuais situações que vierem a surgir”, explicou.
Laços familiares Para coordenadora Andrea, outro aspecto relevante nesse projeto é orientar os educadores para que busquem “educar para um mundo novo” estimulando o fortalecimento dos laços familiares como estrutura basilar para o desenvolvimento psicossocial da criança. Desta forma, tornamos a infância de nossas crianças mais tranquila e sadia, e desse modo apontamos um caminho para que se tornem futuramente indivíduos mais participativos e questionadores, leitores do mundo e da própria vida, verdadeiros Homens de Bem”, finalizou
2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06