X

Atividades estimulam aprendizado dos Bebês

Engana-se quem acredita que as atividades realizadas com as crianças do berçário resumem-se em cuidados e entretenimento. Existe sim, um trabalho pedagógico que garante a eles a aprendizagem em que estão inclusos os direitos de Brincar, Conviver, Conhecer-se, Explorar, Participar e Expressar-se.

Segundo Claudia Gimenes Arroio, educadora do Berçário da Instituição Amélia Rodrigues, no período mais restritivo da pandemia, as atividades estavam sendo realizadas somente online, sempre dentro de uma rotina de aprendizado no qual são trabalhados acolhimento, identidade, oralidade, musicalização, coordenação motora, afetividade, interação social, percepções sensoriais, alimentação e higiene. “Tudo isso propicia as condições para o desenvolvimento do bebê como indivíduo”, afirmou.

Online ou presencial

Para Claudia,é um pensamento equivocado pensar que o bebê não precisa fazer atividades seja online ou presencial. “É de grande importância para seu desenvolvimento ser estimulado, assim vai construindo sua identidade, seu lugar no mundo como cidadão”, relata. “Perceber que é capaz de rolar, sentar, engatinhar, ficar de pé e andar são descobertas muito ricas para os bebês”, ressaltou.

As atividades são elaboradas com carinho, pensando-se sempre na melhor maneira das famílias as aplicarem no lar, com materiais de fácil acesso, visando sempre ao cuidado e à segurança dos pequenos.

Participação dos pais

Mãe da pequena Melina, com apenas 7 meses, Evelin Monteiro de França conta que sente por não poder deixar a filha na Instituição, devido à pandemia. “O fato da Melina não estar, presencialmente, é bem difícil”, frizou.

Evelin relata que devido à correria do dia a dia, envolvendo trabalho fora e os afazeres domésticos, ela e o marido procuram ao máximo participar das tarefas online enviadas para a bebê. “As atividades são muito boas e têm contribuído para o desenvolvimento dela. Vemos um progresso muito positivo” relatou.

No período de isolamento social, a Instituição entregava mensalmente às famílias um kit com material escolar. “O kit pedagógico é muito útil”, afirmou Evelin, que também revelou ter muita confiança nas educadoras, que para ela são dedicadas tanto com as crianças, quanto no cuidado com as famílias. “Sempre dão feedback. A Claudia é incrível, passa muita segurança. Eu gosto muito da didática, só tenho que parabenizar”, disse.

No dia 21 de junho, a turminha do berçário começou a voltar, aos poucos, às aulas presenciais.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 12/08/2021

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06