X

Berçário, lugar rico em aprendizagem

Você sabia que dos 309 atendimentos feitos às crianças e aos adolescentes na Amélia Rodrigues, 80 deles são voltados especialmente para bebezinhos, com idades entre 3 meses e dois anos?

Isso mesmo! E engana-se quem pensa que cuidar de educandos nessa faixa etária limita-se somente a trocar as fraldas, dar mamadeira, banho e promover brincadeiras para distração.

De acordo com a Educadora Cláudia Gimenes, os bebês, tão frágeis, são capazes de se desenvolver muito rápido. Para isso, há todo um trabalho para acolher, criar vínculos e interagir com eles.

“Conversamos com as famílias para conhecer cada um como indivíduo. Isso ajuda muito na adaptação deles”, comentou Claudia, observando que sempre se leva em conta que cada um tem seu tempo para se sentir seguro e confortável no ambiente creche.

Então, podemos dizer que o bebê realiza atividades? “Sim, são de grande importância para seu desenvolvimento ser estimulado. Com isso, ele vai construindo sua identidade, seu lugar no mundo como cidadão, percebe que é capaz de rolar, de se sentar, engatinhar, ficar de pé e andar. São descobertas muito ricas para os bebês”, explicou.

A educadora conta que os pequeninos ainda aprendem a pronunciar pequenas palavrinhas, sentir sabores dos alimentos, ter uma rotina, confiar em quem os ajuda e construir laços de afeto. “É tudo mágico no berçário e, num piscar de olhos, eles vão avançando. Observamos a felicidade deles em suas conquistas”, pontuou.

A Instituição Amélia Rodrigues segue a Base Nacional Comum Curricular (BCNN)l, no qual o bebê aprende a explorar, interagir, conhecer, participar, conviver e brincar conhecendo o eu e o outro. “As propostas de atividades estão dentro da faixa etária, sempre frisando a segurança e o bem-estar do bebê.

“Fazemos parte disto, e é inacreditável o desenvolvimento deles. Claro que tudo é aplicado de maneira tranquila. É lindo ver como eles chegam e se desenvolvem ao longo do ano. O berçário é um lugar muito rico de aprendizagem”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 25/04/2022

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06