X

Crianças criam e reciclam com brinquedos de papelão

Dando asas à imaginação as turmas da manhã e da tarde do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Amélia Rodrigues encantaram a todos com a exposição: “Construção de Brinquedos com Papelão”.

Entendendo a importância de expressar os sentimentos – tema deste ano trabalhado na Instituição – foi possível por meio da atividade proposta pela educadora Lusmar Ferreira Sobrinho trabalhar as limitações da comunicação entre as crianças.

A educadora utilizou de exemplo o livro “O homem que amava caixas”, de Stephen Michael King, onde encontramos uma história delicada. O autor e ilustrador australiano, nascido em 1963, sempre desenhou e pintou e, ao ficar parcialmente surdo quando criança, refugiou-se entre seus desenhos e desenvolveu uma forma própria e sensível de se comunicar. O livro conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.

A ideia para a exposição com os educandos partiu durante o processo da história apresentada com trocas de experiências e uma mistura de interação, respeito, afetividade, escolhas e muita criatividade.

Para conseguirem chegar ao trabalho final, as crianças foram estimuladas em sala de aula a ler, discutir, compreender algumas questões sobre o meio ambiente, sustentabilidade, como transformar o lixo em luxo e redirecionar o olhar de si para as pessoas em sua volta.

Foi possível, segunda a educadora, “levá-los a perceber que o poder aquisitivo não é o que aproxima as pessoas ou as famílias”.

É hora de brincar reciclando

Utilizando, basicamente, materiais recicláveis, a exposição contou com a construção dos mais variados brinquedos. Compostos de caixas de papelão, papéis coloridos, tampinhas de garrafa, cola, tesoura e muita criatividade.

Um trabalho cheio de estímulo da criatividade e sustentabilidade, tudo isso em brinquedos produzidos pelas crianças, desde castelo, estacionamentos, celulares, computador, itens de cozinha, robô, jogos e muita diversão.

E as palavras da vez foram: reduzir, reciclar e reutilizar.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 27/10/2021

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06