X

Crianças da Amélia recebem aulas de Violino

Ouvir boa música faz bem para a mente, para alma e para a humanidade. Benefícios semelhantes ocorrem também quando se tem a possibilidade de tocar um instrumento. Na Instituição Amélia Rodrigues, 14 crianças, com idades entre 9 e 13 anos, estão tendo a oportunidade de aprender tocar Violino. 

Segundo Rodrigo Reis, professor de música na Instituição, tocar violino apresenta vários desafios. “Um deles é a postura. É necessário estar com o corpo reto e os dois pés fixados no chão, além dos exercícios de arco, para acostumar com a postura das mãos. E há ainda os exercícios de braço, para preparar a musculatura”, observou.

Ao tocar o violino, o aluno desenvolve muito a percepção auditiva, pois é necessário estar atento para não perder a afinação. “Esse é um desafio que irá acompanhá-lo por toda a vida, porque este instrumento não tem trastes, ou seja, não tem uma marcação das casas, ela é desenvolvida com a noção do espaço”, comentou.

Dedicadas, as crianças têm se saído muito bem. “Elas têm surpreendido nas aulas. O desenvolvimento está sendo consideravelmente positivo, principalmente pelo pouco tempo de estudo”, relatou o educador. O projeto teve início em agosto deste ano.  

Quando os educandos aprendem a tocar um instrumento, os benefícios são inúmeros. “Eles aprendem a trabalhar a concentração, o trabalho em grupo, o respeito pelo amigo, sabendo que cada um tem um tempo de aprendizagem”, declara Reis. “A criança desenvolve ainda a coordenação motora, a lateralidade, a leitura da partitura. Os ganhos são tanto em nível intelectual quanto social”, considerou.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 19/11/2019

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06