X

O Melhor de Cada um de Nós

“O amor é a única forma capaz de mudar o mundo”. Esse foi o tema escolhido pela coordenação pedagógica da Amélia Rodrigues para ser trabalhado com as crianças, durante todo o ano, para que possamos dar o melhor de cada um de nós e ajudarmos na construção de um mundo de Paz.

Como esse é um sentimento nobre, para desenvolve-lo é preciso, em primeiro lugar, conhecer-se a si mesmo. Por essa razão, os educadores prepararam uma séria de atividades para despertar nos pequenos emoções e sentimentos positivos como Alegria e a Coragem, além de ensinar a lidar melhor com aqueles que nos fazem mal, entre eles o Ciúmes e o Medo, por exemplo.

Para entrar no mundo da fantasia e deixar o aprendizado mais divertido, a Coordenação Pedagógica adotou o livro A Caixa Do Tomás, de Blandina Franco e José Carlos Lollo, da Editora Eleva. O exemplar, que foi gentilmente cedido pelo Colégio Liceu Jardim, de Santo André, vem acompanhado de um boneco, o Tomás, para que as crianças possam interagir com ele.

Na sala das educadoras Natasha Pedrosa e Letícia Matos, cujas crianças têm 4 e 5 anos de idade, o personagem veio trazer uma lição sobre o Ciúmes. “Esse sentimento é bem presente no dia a dia das crianças, principalmente quando se trata de disputar a nossa atenção”, relatou Natasha.

Para que esse sentimento seja trabalho da melhor forma possível, as educadoras sempre procuram enfatizar o valor de cada criança, bem como atribuir-lhes tarefas para que conquistem autonomia, como dirigir a fila de alunos, por exemplo, e para que possam compartilhar, como trazer um brinquedo de casa e emprestar temporariamente ao amigo. “ O resultado tem sido muito bom”, disse Natasha.  

Mas antes de ensinar, é preciso que o educador desenvolva aquilo que está propondo. Por essa, razão, este sentimento serviu de base  as duas proporem uma atividade de formação com os demais profissionais, durante uma parada pedagógica. “Precisamos aprender a lidar com o ciúmes entre nós também”, relatou Letícia.     

Animação

A Animação, sentimento que eleva o espírito, também foi levado pelo Tomás para a sala dos pequeninos, na Amélia Rodrigues. Na história, a aventura era descobrir o que havia guardado em uma mala de viagem, prepara pelos pais do personagem, e que havia sido deixada na sala.   

Seriam roupas de frio e todos iriam passar as férias nas montanhas? Ou seria  de verão e a diversão seria na praia?. ”Reproduzimos a mala com shorts, casacos, chinelo, para que as crianças pudessem imaginar para onde o Tomás iria”, contou a educadora Joyce Lopes.

Segundo a educadora, vivemos num mundo aonde as notícias ruins ganham destaque. “Temos, sim, que aprender a lidar com a dor e sofrimento, mas é importante ressaltarmos que nos mantenhamos animados, vendo sempre o lado bom da vida, os bons sentimentos’, afirmou. “É isso que procuramos passar para as crianças, na Amélia, a importância de termos bom ânimo. Esse sentimento pode trazer benefícios para a saúde, dizem as pesquisas, que víamos com animação”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo

Postado em: 25/06/2019

2019. Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. CNPJ 67.178.178/0001-06